top of page
  • Foto do escritorsumario abnt

SUMARIO ABNT NO WORD

1.1 O que é um sumário?

O sumário, que geralmente é a primeira parte de um trabalho que lista os capítulos, é em essência a tabela. O elemento deve ser organizado de forma ordenada para qualquer pessoa que queira localizar informações em qualquer livro, obra ou documento científico. Um resumo tem duas características: é conciso e está organizado de forma ordenada.

1.2 O sumário ABNT

Escrever um artigo científico pode ser uma tarefa assustadora, mas o sumário é um dos elementos que pode ser criado automaticamente.

O sumário, um elemento pré-textual, permite que o leitor encontre o conteúdo do texto mais rapidamente. As diretrizes da ABNT permitem que você o crie em Word. Como você pode criar um sumário da ABNT no Word, entretanto?

O sumário é um elemento pré-textual que deve é obrigatório, segundo a ABNT. Este elemento pré-textual é essencial para seu trabalho. É importante que a ABNT tenha uma norma particular (NBR-6027) para o sumário.

Por exemplo, os trabalhos acadêmicos devem incluir um sumário. A questão é: Como criar um Índice da ABNT em Word?

1.3 DIFERENÇA EXISTENTE ENTRE ÍNDICE E SUMÁRIO

É importante destacar as diferenças entre estes conceitos. O sumário enumera as seções, capítulos e outras divisões de um documento na mesma ordem em que aparecem. No entanto, o índice organiza as informações gerais sobre o texto em ordem alfabética.

Dica importante: Crie o índice uma vez que seu texto esteja pronto. Como você já conhece os títulos e subtítulos de seu texto, esta é uma boa dica. Continue lendo e você entenderá o que quero dizer.

1.4 CONSTRUÇÃO DO SUMÁRIO SEGUNDO A ABNT 6027

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), é responsável pelas normas mais importantes no meio acadêmico. Muitos estudantes passam horas formatando seu TCC, mesmo um simples resumo. Isto pode levar a muitas dores de cabeça. As perguntas mais comuns incluem a ordem dos elementos no trabalho. Por exemplo, o resumo tem que ser feito antes do resumo da ABNT. Não se preocupe! Vamos esclarecer esta dúvida e outras sobre como construir o sumário de seu trabalho de acordo com as normas revisadas da ABNT.

A NBR 6027 é a norma da ABNT que rege a elaboração e apresentação do sumário. O índice listará os capítulos. O título de cada capítulo deve ser transcrito e listado no sumário ABNT.

Como em todas as normas que regem o trabalho acadêmico e científico no Brasil, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) preparou uma nota técnica que delineou as regras para o trabalho de formatação. Esta é a Norma Brasileira n. 6027. Ela delineia os princípios básicos de um resumo.

NBR 6027, a norma da ABNT para sumários, é o que você precisa saber para poder prepará-los.

Há regras específicas que devem ser seguidas, como por exemplo, como estruturar o resumo em obras coletivas, presentes em mais de um idioma e documentos eletrônicos.

Como regra, os sumários não devem ser listados com os elementos pré-textuais.

O título "sumário" deve ser centralizado;

As seções de texto e os itens subordinados são todos escritos na mesma fonte.

A NBR também determina a localização dos sumários em periódicos e monografias.

Também estabelece que eles aderem à seguinte estrutura:

As seções devem ser alinhadas no lado esquerdo dos números.

Os números das seções são seguidos por legendas e títulos. Sugere-se que eles sejam alinhados ao longo da margem do título mais longo, incluindo quaisquer elementos pós-textuais.

Uma característica comum nos sumários são os "pequenos pontos" que conectam os títulos e as páginas.

Isto não é uma regra na ABNT. Entretanto, a NBR tem um exemplo que é semelhante. É altamente recomendável que você a utilize. Nós lhe mostraremos!

1.5 Elementos pré-textuais que antecedem o sumário ABNT

Um sumário é um componente pré-textual, o que significa que precede o texto principal do trabalho. Pode haver outros elementos antes do resumo. Por exemplo, veja os elementos pré-textuais que incluem partes obrigatórias e opcionais em uma monografia.

- Capa (obrigatório);

- Folha de rosto (obrigatório);

- Errata (opcional);

- Folha de aprovação (obrigatório);

- Dedicatória (opcional);

- Agradecimentos (opcional);

- Epígrafe (opcional);

- Resumo em português (obrigatório);

- Resumo em língua estrangeira (obrigatório);

- Lista de imagens (opcional);

- Lista de tabelas (opcional);

- Lista de abreviaturas e siglas (opcional);

- Lista de símbolos (opcional);

- Sumário (obrigatório).

1.6 Formatação dos títulos e subtítulos

A ABNT especifica o formato dos subtítulos e cabeçalhos. É necessário, portanto, modificar o "Estilo" definido na formatação da ABNT.

Este é o formato:

- Os títulos em negrito estão em letras maiúsculas (TÍTULO);

- As legendas só podem ser encontradas em negrito (Subtitle);

- Outros títulos como terciário ou quaternário seguem escrita normal sem negrito e apenas a primeira letra em maiúsculas (Título terciário).

A formatação de seus cabeçalhos ou subtítulos em texto pode ser feita diretamente. Basta selecionar os cabeçalhos e subtítulos que você deseja formatar e depois colocá-los de acordo com a formatação. Você também pode modificar o elemento "Estilo". Todos os subtítulos e subtítulos serão formatados desta forma.

Clique no ícone ao lado da palavra "Style" (Estilo) para modificar o "Style". Clique na seta para baixo ao lado da palavra "Style" que você deseja modificar na guia. Defina a formatação na janela que se abre.

2 COMO FAÇO PARA FAZER UM SUMÁRIO CONFORME A ABNT?

Se você ainda não terminou o seu trabalho, respire fundo e deixe ir. O sumário é a última coisa que você vai fazer.

Você pode então continuar a escrever em silêncio usando a ferramenta que você escolher, Word ou Google Docs.

Estes casos são onde você pode usar algumas dicas para acelerar a formatação do sumário de acordo com as normas da ABNT. Vale a pena dar uma olhada:

2.1 COMO FORMATAR AS NORMAS DE ACORDO COM A NORMATIZAÇÃO ABNT NO WORD

Estes títulos serão usados para definir a introdução, a estrutura teórica, a metodologia e a justificativa de seu documento. Você deve formatá-los de acordo com as normas da ABNT. Eles estarão por padrão na fonte do Word.

Vá até a aba Home e procure por Styles. Há muitas opções de formatação disponíveis, incluindo Normal, Rubrica 1, Rubrica 2 e Rubrica 3.

2.1.1 Para formatar o corpo do texto

Clique com o botão direito do mouse na opção "Normal" e escolha a opção "Modificar".

Ajustar as configurações para a imagem abaixo

Você tem a opção de mudar a fonte de Times New Roman para Arial. Clique em "OK" para confirmar.



2.2 Para formatar o subtítulo

Clique com o botão direito em "Título 2", e escolha "Modificar

Você pode colocar o subtítulo no Título 3 se tiver qualquer outro título. Em seguida, siga a sequência.

Use a mesma configuração para o título 1

Você deve usar as mesmas configurações. O subtítulo deve estar em negrito, de acordo com as normas da ABNT. Entretanto, não deve estar em maiúsculas. A seguir, clique em "OK".



Volte para a tabela para atualizar automaticamente o conteúdo com base nas alterações de seus títulos de documento. Clique em "Atualizar o conteúdo da tabela" > "Atualizar todo o conteúdo da tabela" > "OK".



Importante: Coloque a fonte em Times New Roman, ou Arial, tamanho 12, centralize a palavra "SUMÁRIO", e escreva-a em letras maiúsculas.

2.3 Como inserir um trecho do seu texto no sumário

Se um título não aparece no sumário ABNT, pode ser porque não está configurado como tal. Portanto:

- Selecione o texto que você deseja que apareça na tabela

- Clique em "Estilo" na guia Home Page e escolha o título desejado, tal como Título 1, Título 2 ou Título 3. Dependendo do local, ele deve aparecer.

- Você encontrará este trecho já aparecendo ao atualizar o sumário.

Isto é para todos os textos que você deseja incluir no sumário. Você pode usar o estilo Título 1 para cada capítulo se estiver escrevendo um livro que tenha capítulos. É possível aplicar o Título 2 para cada seção dentro dos capítulos, e depois seguir junto com sua tabela de criação de conteúdo sem nenhum esforço manual.

2.4 OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

Você precisará atualizar o trabalho se fizer alguma alteração nele. Clique em "Referências", depois clique em "Atualizar Sumário". Uma caixa de diálogo aparecerá com as opções "Atualizar apenas números de página" ou "Atualizar todo o conteúdo da tabela". Escolha uma destas opções e clique em OK.

Aviso: Em alguns casos, quando você escolhe a opção "Atualizar todo o índice", seu índice pode não estar no formato correto. Se isto acontecer, favor formatá-lo novamente.


8 visualizações0 comentário
bottom of page